barra-grande-lighthouse-muta
BARRA GRANDE

Ponta do Mutá

vila-barra-grande-entrance
BARRA GRANDE

Entrada da Vila

taipu-de-fora-marau-peninsula
TAIPU DE FORA

Recifes

praia taipu de fora marau tour
TAIPU DE FORA

Moradores da Piscinas

tres-coqueiros-marau-peninsula
BARRA GRANDE

Três Coqueiros

Barra-Grande-transportion
BARRA GRANDE

Transporte Local

taipu-de-fora mergulho piscinas naturas
TAIPU DE FORA

Piscina Particular

bombaca-beach-barra-grande-marau
BARRA GRANDE

Bombaça

taipu-de-fora-selfie marau tour
TAIPU DE FORA

Taipu Selfie

piscinas naturais recife taipu de fora marau
TAIPU DE FORA

Maré Baixa

barra grande ponta do muta por do sol
BARRA GRANDE

Por do Sol, Mutá


palm leaf

Guia de Barra Grande e Taipu de Fora - Maraú, Bahia

palm fronds

Barra Grande

Frequentemente, Barra Grande é o primeiro destino que as pessoas pesquisam quando estão pensando numa viagem para a Península de Marau.  O nome original é Vila da Barra Grande que se refere só a parte do centro, mas hoje quando as pessoas falam da Barra Grande eles estão incluindo todas as praias vizinhas da Ponta da Muta, Três Coqueiros e Bombaça. barra-grande-aerialJuntas, essas praias formam a “cabeça” da Península de Maraú. Se você é um amante das praias, Barra é idealmente localizado, com belos trechos de praias forradas de recife no lado leste (costa atlântica) e aguas mornas e calmas no lado oeste (Baía de Camamu). Se prefere ver mais gente na praia, vai para a praia perto do pier e a Ponta do Muta.  Mas se você prefere longos trechos de praias desertas, começa na praia de Três Coqueiros e anda na direção ao sul. Qualquer que seja a sua preferência, existe apenas uma regra aqui… deve estar no lado oeste na hora do pôr-do-sol!barra-grande-sunset-bayside

Turismo na Península de Marau nasceu aqui por causa de sua proximidade com cidade portuária de Camamu. Hoje, continua recebendo a maioria dos turistas, mas a concentração das visitantes está se espalhando para outras praias ao longo da península devido à melhoria da BR030.

A alma da Barra Grande permanece o mesmo apesar do seu crescimento, possuindo o mesmo caráter distinto de muito anos atrás.  Na sua essência, ela é elegante, encantadora e rústico, e mais importante de tudo... manteve sua autenticidade em quanto as outras cidades praianas venderam suas almas para a indústria de turismo comercial. A maior parte do ano, a proporção dos nativos é bem maior em comparação os visitantes, mas existe um fato constante o ano todo: todo mundo aqui trata o outro como igual, independente do pais, cor da pele, ou idade.

Caminhando nas ruas de areia, você encontrará lojas charmosas, pousadas e restaurantes, tudo com arquitetura rústica e cheio de moveis artesanais de madeira para onde quer que olhe. praca-de-tainha-barra-grandeDurante a temporada, centenas de mangueiras estão largando os seus frutos em todo o Villa, aumentando seu charme. Ao longo do ano, as ruas e as praças da Vila iluminam e ganham vida à noite. Moradores e turistas saiam das casas e das pousadas para encontrar na Praça de Tainha, tudo num ambiente amigável e bem colorido. Restaurantes, bares, lojas e barracas vendendo seus trabalhos artesanais aparecem em lugares que você nem reparou durante o dia!  barra-grande-musiciansMúsicos estão por todos os lados, é somente escolher a sua marca de música, tira suas sandálias e relaxa... não tem stress na Bahia!

A vida noturna aqui foi amadurecendo gradualmente ao longo dos anos, com vários clubes de nível mundial que abrem apenas durante a alta temporada, como o Café de la Musique (estamos atualizando nossa lista para este ano). No Réveillon, essas festas são repletas de gente do mundo inteiro, pagando ingressos caros par ter direito de festejar 5 dias sem parar! reveillon-cafe-de-la-musique-barra-grande

Coisas a Fazer Durante o dia, faça um passeio de escuna. Mas prepare-se para uma festa... depois de relaxar um pouco os Baianos aumentam a musica e a escuna vira um boite flutuante!   Uma outra opção seria um “charter” de lancha rápida. Vai gastar um pouco mais, mas você pode almoçar na Ilha do Sapinho e parar na Cachoeira de Tremembe!

Uma das atividades mais populares aqui é para alugar um quadriciclo para o dia todo, e segue suas próprias trilhas. Suas opções para o que fazer são limitados apenas pela sua imaginação (e seu mapa)!

Outra excursão divertida é curtir o Bar da Ro na beira do Rio Carapitangu. Lá você pode alugar um stand-up de manha, explorar os manguezais do rio, e almoçar em um dos melhores restaurantes de Barra Grande depois.paddleboard-mangroves-barra-grande

 

No final da tarde, vai até a Ponta do Muta e juntar com multidões para um dos melhores pores-do-sol da sua vida, se o tempo o permitir. Lá você encontra bares como o Sol da Muta e Macunaima, sempre tocando um sonzinho bem legal.

 

marau tour logo

Taipu de Fora

A praia de Taipu de Fora recentemente ganhou uma vaga cobiçada na lista das melhores praias do Brasil, publicado pela Guia 4 Rodas. Para quem não sabe, essa lista inclui praias de classe mundial na Ilha Grande, Fernando de Noronha, Arraial do Cabo, Natal e Jericoacoara. As aguas cristalinas e belos recifes na maré baixa faz essa praia a “jóia da coroa” da Península de Marau, mas também seria bom mencionar que o resto da península é bençoada com as mesmas características, embora menos pronunciadas.

Isso dito, Taipu de Fora tira o fôlego com sua beleza natural. Mas como tudo na vida, você precisa explorar um pouco para descobrir o que faz essa praia verdadeiramente especial. taipu-de-fora-coastUma curta caminhada de 5 minutos para o norte ou para o sul, não importa qual, você vai se achar sozinho e pequeno num trecho imenso de praia selvagem. Sem estruturas humanas, sem sinal celular, e ninguém tentando te vender uma coisa. Somente o som do vento, das ondas e das palmeiras sussurrando ao seu lado. Isso pode criar pânico nas pessoas que preferem as cidades, mas é uma sensação normal por aqui. De fato, se passar mais de 2 ou 3 pessoas, provavelmente está na hora do “rush”!

A melhor hora de visitar a praia é quando a maré está baixa, chegando antes, obviamente. Confere com a recepcionista da sua pousada, um pescador nativo ou veja aqui a tabela de marés. Tem várias praias na costa Baiana que possui recifes de coral, mais é raro ver os tipos de formações que existem aqui. O recife é marcado com pequenas piscinas naturalmente formadas, taipu-de-fora-coral-reefmas mais impressionante são os canais, fundos e bem definidos, que criam um parque aquático surreal para o mergulhador. No ponto mais baixo da maré, o mar fica transparente e perfeitamente parado, ideal para explorar os canais repletas de peixes coloridos e outra fauna marinha. Um cuidado... é fácil perder noção de tempo, pois não esquece de usar bastante protetor solar nas costas!

floating-taipu-tide-pools

Se tiver a sorte de estar aqui durante a lua cheia, planeja uma visita para Taipu de Fora durante a maré baixa, se for possível. A reflexão da lua cheia no mar transparente e perfeitamente calmo é uma cena que você nunca vai esquecer. full-moon-taipu-de-foraAlgumas das pousadas até planeja um “luau” ou festa na praia só para este evento. Se não estiver aqui durante a lua cheia, não fica triste! As estrelas da noite sem lua são igualmente impressionantes na Península de Marau. Mas tentar explicar a beleza dessa cena pé difícil... melhor deixar esse trabalho para os poetas!

Dicas:

  • Traga sua máscara e snorkel, nadadeiras são opcionais. A outra opção seria alugar uma máscara na praia, custando 10 reais.
  • Faça pelo menos uma caminha boa na direção ao sul se você quer apreciar a beleza única e solida da Península de Marau. Não vai se arrepender!

 

Bahia - 300x250

 

Pesquisa todas as empresas e preços em um lugar só!
 

Barra Grande & Taipu de Fora


Booking.com

Cassange, Saquaira & Algodoes


Booking.com




TRANSFERS & TRASLADOS

Transfers confiáveis dos aeroportos Ilheus e Salvador, com traslados em toda a Costa do Dendê e a Costa do Cacau.

Deixe um Comentário